myprivatelight.typepad.com > downunder

Introduction

sensações imediatas do país lá down-under
(ou talvez um ensaio sobre a impossibilidade social de viajar)




um fotógrafo em férias é um fotógrafo?
um fotógrafo em férias com a família é um fotógrafo?
um fotógrafo em férias com a família viajando por locais turísticos é um fotógrafo?

A ideia romântica de Viagem desvanece-se logo no check-in. Não há percurso neste mundo que, sem presunção, nos faça sentir um Bruce Chatwin. Não por falta de geografia mas por falta de tempo. Não por falta de vontade mas por impossibilidade social.

A viagem é um tema que existe na fotografia desde sempre. E se hoje a Viagem é uma impossibilidade social, os substitutos também não vingam. Lugares-comuns como: "ser viajante é uma atitude", "a viagem interior todos podemos fazê-la", "viajar pode ser uma volta no quintal", tornaram-se eles próprios lugares-comuns na fotografia.

Assim, alerto o observador que não se deixe enganar. Estas são fotografias de turista, sobre turistas e sobres os locais que os turistas visitam. Decididamente não são fotografias de Viagem. Os turistas são a minha família e a dos outros. Os locais turísticos são a costa leste e o centro da Austrália. As férias foram em Agosto de 2004.

Contudo, estas são também fotografias de um turista que, pretenciosamente, gostaria de o não ser mas dadas as circunstâncias não teve outro remédio. Repito, é uma impossibilidade social querermos despir-nos da pele de turista. Sobretudo quando se está de férias, com a família, em lugares turísticos.