myprivatelight.typepad.com > relcor

Introduction

Relações de cor

As relações sociais têm uma cor?
Estas fotografias são ficções que acrescentam um elemento de cor a um quotidiano de relações existentes ou apenas imaginadas. Ao evidenciar uma cor descobre-se num primeiro momento o "não-papel" que essa cor tem na relação que se observa mas, num segundo momento, a cor passará a ser um elemento importante no quadro interpretativo da imagem.
O impacto no observador depende apenas da sua sensibilidade a essa cor e que supostamente influenciará a sua percepção e interpretação.
Esta série de fotografias é também mais um exercício de abstracção. O objectivo é, de uma forma simples, olhar para as situações quotidianas e fazer sobressair nelas o efeito de objectos e suas propriedades sem contudo os promover ao próprio assunto da fotografia. Esse continua a ser o quotidiano, de preferência banal.
As fotografias estão organizadas segundo as cores vermelho, verde e azul (RGB), fazendo realçar o seu tratamento digital.
Esta série resultou de uma viagem realizada em 2004 e que teve como ponto de partida e chegada o Porto, e como destinos Timor-Leste e a Austrália.